sexta-feira, 28 de junho de 2013

Iron Maiden



Iron Maiden é uma banda inglesa de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy’s Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome “Iron Maiden” foi inspirado em um instrumento de tortura medieval. Este também era o apelido da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que aparece nas capas dos compactos “Women in Uniform” e “Sanctuary”.
Com mais de três décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, Iron Maiden é uma das mais importantes e
bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo. Seu trabalho influenciou diversas bandas de power metal, thrash metal, speed metal e death metal. Eles são citados como influência por bandas como Hazy Hamlet, Slayer, Metallica, Avenged Sevenfold, Slipknot, Anthrax, Angra, Helloween, Death, Megadeth, Dream Theater e Umphrey’s McGee.
Em março de 2001, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello Award em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama de Hollywood. A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos.
O Maiden já encabeçou diversos grandes eventos, entre eles Rock in Rio, Monsters of Rock em Donington, Ozzfest ao lado do Black Sabbath, Wacken Open Air, Gods of Metal, Lollapalooza, Download Festival e os Festivais de Reading e Leeds.
A banda têm diversas canções baseadas em lendas, livros, histórias e filmes, entre as quais The Wicker Man, The Prisoner, Stranger in a Strange Land - um romance de ficção científica de 1961, de Robert A. Heinlein, Murders In The Rue Morgue, Flight of Icarus, Where Eagles Dare, Rime of the Ancient Mariner - baseada no poema de Samuel Coleridge -, To Tame a Land - da série de ficção científica Duna, de Frank Herbert - e The Trooper - canção baseada no romance The Charge of The Light Brigade. Outros temas bastante recorrentes nas músicas da banda são ocultismo, assassinato e o escuro, por exemplo, nas músicas Murders in the Rue Morgue e Innocent Exile e nas capas dos álbuns Sanctuary, Women in Uniform, Iron Maiden e Bring Your Daughter To The Slaughter.

Mascote da banda:

A figura de Eddie em um show do Iron Maiden. Janick Gers está em primeiro plano.
O mascote da banda é um morto-vivo e se chama Eddie the Head. Ele aparece nas capas de “quase” todos os álbuns da banda. Eddie é desenhado por Derek Riggs, mas já teve traços de Melvyn Grant no álbum Fear of the Dark. Ele também estrelou um jogo de tiro chamado Ed Hunter, além de diversas histórias em quadrinhos.

A banda tinha originalmente uma grande máscara (Kabuki) de uma carriola que ficava embaixo das baterias nas apresentações, e que por tubos soltava sangue falso (tinta vermelha) pelo nariz, sujando todo o cabelo do baterista Doug Sampson. A máscara foi batizada de “Eddie, a Cabeça” (Eddie the Head) e acabou se transformando no mascote da banda. Acabaria ganhando um corpo somente a partir da capa dos primeiros compactos.


Iron Maiden- Sign of The Cross- Rock in Rio

Sing of The Cross ( Sinal da Cruz)

Onze homens santos com mantos 
Silhuetas paradas contra o céu 
Um na frente com uma cruz levantada 
Vêm para limpar meus pecados

Esperando sozinho no vento e chuva 
Sentindo o medo que cresce 
Sentindo a mudança das marés novamente 
Trazida pela tempestade que está se formando 
Sinta a ansiedade, segure o medo 
Algumas das dúvidas nas coisas que você acredita 
Agora que sua fé será posta em teste 
Nada a fazer a não ser esperar o que vem

Porque então está Deus me protegendo 
Mesmo quando eu não o mereço 
Acho que fui abençoado com uma força interior 
Alguns podem dizer que é uma penitência 
Porque eu devo enfrentar isso sozinho? 
Perguntando a hora da pergunta 
Rezando a Deus que não me deixe vivo 
Dentro de minha cabeça sinto o medo começar a nascer

Eles estarão dizendo suas preces 
quando o momento chegar 
Haverá penitências a pagar quando for o dia do julgamento 
E os culpados irão sangrar quando o momento chegar
Eles estarão vindo para reclamar, 
levar sua alma

O sinal da cruz 
O nome da rosa, 
um fogo no céu 
O sinal da cruz

Eles estarão vindo para trazer a chama eterna 
Eles estarão nos dando a todos imortalidade 
Dando a comunhão de forma que o mundo seja abençoado 
Meu criador, meu Deus deixará minha alma descansar

Perdi o amor pelo paraíso lá em cima 
Escolhi a luxúria da terra aqui embaixo 
Onze homens santos com mantos 
Vêm para limpar meus pecados
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário