terça-feira, 17 de setembro de 2013

Exploited



Originada na Escócia, a banda Exploited foi talvez a mais importante da segunda onda do punk rock surgida no Reino Unido após o fim dos Sex Pistols. O Exploited, como o próprio nome (explorados) indica, era uma banda do proletariado e uma das primeiras a abordar nas suas letras temas de insatisfação social, desemprego, etc (ao contrário de bandas anteriores como os Sex Pistols  que apenas pregavam anarquia pura e simples), sendo influência para várias bandas que viriam a seguir (como os Dead Kennedys, seu equivalente na América). Entre outros itens podem ser creditados à banda Exploited as fundações do estilo hardcore e o visual punk extremo com cabelo moicano colorido.


 Sua música também foi importante na definição do Oi, variação do punk apreciada pelos movimentos nacionalistas estilo skin-head.
Não tendo nenhum apoio de gravadoras fundaram seu próprio selo e lançaram em 1979 um primeiro compacto com três músicas. A formação original contava com Wattie Buchan (vocais), John Duncan (guitarra), Gary McCormick (baixo) e Dru Campbell (bateria). Apenas em 1981 sairia seu primeiro disco, um dos grandes clássicos de todos os tempo do punk rock, intitulado sugestivamente de "Punk's Not Dead".


The Exploited - Punks Not Dead 1981 _Full Album..

 Ainda no mesmo ano sairia o primeiro registro ao vivo, "Exploited Live On Stage". O terceiro disco, pela primeira vez com uma produção decente, "They Won't Stop", saiu em 1982. John Duncan abandonou a banda, sendo substituído pelo guitarrista conhecido apenas como Billy.
Em 1983 tiveram o seu momento de maior repercussão com o lançamento do álbum "Let's Start a War (said Maggie One Day)" que abordava a guerras das Malvinas entre Inglaterra e Argentina. Maggie era uma referência clara à Primeira Ministra Britânica Margareth Tatcher.


The Exploited-Let's Start A War...Said Maggie One Day (Full Album) 1983

Os álbuns que se seguiram mostraram uma banda desgastada ou no mínimo afastando-se de suas raízes. "Horror Epics" de 1985 traz uma excelente produção porém com uma sonoridade tendendo para o thrash metal. "Death Before Disonour" de 1989 também foi decepcionante assim como todos os álbuns que se seguiram. Ao vivo, porém a banda continua, até os dias de hoje, oferecendo um dos melhores espetáculos, sempre acompanhados por fãs fieis.


The Exploited - Fuck the USA

"Fodam-se os EUA" 
Realmente não existe nada de bom sobre os EUA
Você vai ao hospital, você tem que pagar
O dólar é o idioma que eles falam
eles realmente não se preocupam com o vazamento de radiação

Fodam-se os EUA

Eles mantêm seus segredos encobertos
o rico não se preocupa com aqueles que sofrem
Esta não é a terra do leite e do mel
porque tudo que eles querem é dinheiro dinheiro dinheiro

Fodam-se os EUA

bombas nucleares são todas novas
é melhor você começar a correr quando eles jogarem em você
corra para um abrigo, brinque de pique-esconde
porque quando você morre seu corpo fede

Fodam-se os EUA

Realmente não existe nada de bom sobre os EUA
Você vai ao hospital, você tem que pagar
O dólar é o idioma que eles falam
eles realmente não se preocupam com o vazamento de radiação

Fodam-se os EUA



Nenhum comentário:

Postar um comentário